Breaking

Trump tentou tomar volante do carro presidencial para se juntar a invasores do Capitólio; as revelações do depoimento de ex-assessora - BBC News Brasil
Jun 28, 2022 1 min, 39 secs

A ex-assessora da Casa Branca Cassidy Hutchinson, em depoimento no Congresso sobre invasão do Capitólio.

Donald Trump sabia que seus apoiadores estava armados quando os incentivou em discurso a marchar até o Congresso dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021, no episódio que terminou com a invasão do Capitólio e cinco mortes.

Segundo Hutchinson, tanto Trump quanto seus auxiliares mais próximos estavam cientes do potencial violento daquela manifestação marcada para acontecer na capital americana, na qual Trump pretendia repetir suas acusações - sem provas - de que as eleições presidenciais de 2020 tinham sido fraudadas e que ele, não o democrata Joe Biden, seria o real presidente eleito do país.

Segundo Hutchinson, o advogado de Trump, Rudy Giuliani, disse à ela que o evento tinha o objetivo de fazer Trump "parecer poderoso".

De acordo com o relato dela, Trump estava ciente de que os manifestantes estavam armados e deu ordens explícitas para que eles não fossem barrados por isso.

E sua resposta foi dizer que eles poderiam marchar para o Capitólio: 'Leve os detectores de metal embora, eles (os manifestantes) não estão aqui para me machucar.

Depois que o comício acabar, eles podem marchar para o Capitólio'", relata a assessora.

Ainda segundo Hutchinson, o próprio Trump pretendia se juntar à multidão que marchava para o Capitólio após o fim de seu discurso.

"(O agente do serviço secreto) disse a ele (Trump): 'não vamos (ao Capitólio), não é seguro, estamos voltando para a ala oeste (da Casa Branca)'.

Estamos voltando para a ala oeste.

A comissão então divulgou o que seriam mensagens de interlocutores do ex-presidente a pessoas que dariam depoimentos à comissão para dizer que Trump estaria "pensando" nela, sabia que o depoente era "leal" e que ele "leria as transcrições dos depoimentos"

RECENT NEWS

SUBSCRIBE

Get monthly updates and free resources.

CONNECT WITH US

© Copyright 2024 365NEWSX - All RIGHTS RESERVED