Breaking

Universidade Johns Hopkins exclui Brasil do balanço global sobre coronavírus após governo mudar divulgação do boletim diário
Jun 06, 2020 2 mins, 52 secs

Levantamento global sobre coronavírus feito pela Universidade Johns Hopkins excluiu o Brasil da contagem após o governo mudar a divulgação de seu boletim diário nesta sexta-feira (5) — Foto: Divulgação.

A Universidade Johns Hopkins excluiu neste sábado (6) o Brasil do balanço global sobre coronavírus um dia após o governo mudar a divulgação do boletim diário que mostrava o avanço da pandemia de Covid-19 no país.

Segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde, o país tem mais de 35 mil mortes e mais de 659 casos confirmados.

Também neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o governo passou a adotar uma nova sistemática para prestar informações sobre o coronavírus.

Em uma rede social, ele informou que "o Ministério da Saúde adequou a divulgação dos dados sobre casos e mortes relacionados ao covid-19.".

Uma das mudanças é que o boletim diário do ministério, divulgado nesta sexta-feira (5), trazia apenas o número de recuperados, novos casos e mortes registrados nas últimas 24h.

Boletim sobre coronavírus do Ministério da Saúde antes (acima) e depois (abaixo) das mudanças.

Ou seja, ficou igual ao boletim que o ministério passou a divulgar.

Ele também defendeu excluir do balanço diário sobre os dados do coronavírus no Brasil os números de pessoas que morreram em dias anteriores.

O balanço divulgado atualmente pelo Ministério da Saúde inclui os dados das últimas 24 horas e os números acumulados.

'Acabou matéria do Jornal Nacional', diz Bolsonaro sobre atrasos na divulgação de dados.

De acordo com o presidente, o “Ministério da Saúde adequou a divulgação dos dados sobre casos e mortes relacionados ao Covid-19” e optou por divulgar o balanço diário mais tarde para “evitar subnotificações e inconsistências”;.

Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo.

Mais uma vez, Bolsonaro não explicou por que era possível, antes, consolidar os dados mais cedo.

Especialistas em saúde e integrantes dos poderes Legislativo e Judiciário têm criticado fortemente o governo federal por retardar a divulgação dos números da pandemia coronavírus.

O Ministério da Saúde tem publicado os números de mortos e contaminados só por volta das 22h, mesmo com as informações já tendo sido consolidadas desde as 19h.

Fontes do ministério disseram que foi uma ordem vinda do Palácio do Planalto para atrasar e dificultar a divulgação dos crescentes números de casos e mortes.

Numa rede social, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, disse que os dados do Ministério da Saúde “devem estar abertos ao público, aos gestores e, portanto, à imprensa de forma consistente e ordenada”.

A ABI disse ainda que o Ministério da Saúde passou a atrasar a divulgação dos dados “na tentativa de calar a imprensa por meio do adiantado da hora.”.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse, na sexta, que, se o governo continuar atrasando a divulgação do balanço, o Congresso vai criar um sistema próprio com as secretarias estaduais de Saúde para atualizar os números!

RECENT NEWS

SUBSCRIBE

Get monthly updates and free resources.

CONNECT WITH US

© Copyright 2024 365NEWSX - All RIGHTS RESERVED